terça-feira, 1 de setembro de 2009
fotografia...
Roland Barthes... A Câmara Clara... 1980...
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
nova york...

Tiago Elídio...
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
cafuné...
Tiago Elídio...
domingo, 16 de agosto de 2009
As águas do mundo...
Só poderia haver um encontro de seus mistérios se um se entregasse ao outro: a entrega de dois mundos incognoscíveis feita com a confiança com que se entregariam duas compreensões.
Ela olha o mar, é o que se pode fazer. Ele só lhe é delimitado pela linha do horizonte, isto é, pela sua incapacidade humana de ver a curvatura da terra.
São seis horas da manhã. Só um cão livre hesita na praia, um cão negro. Por que é que um cão é tão livre? Porquê ele é o mistério vivo que não se indaga. A mulher hesita porque vai entrar.
Seu corpo se consola com sua própria exigüidade em relação a vastidão do mar porque é a exigüidade do corpo que o permite manter-se quente e é essa exigüidade que a torna livre gente, com sua parte de liberdade de cão nas areias. Esse corpo entrará no ilimitado frio que sem raiva ruge no silêncio das seis horas. A mulher não está sabendo: mas está cumprindo uma coragem. Com a praia vazia nessa hora da manhã, ela não têm o exemplo de outros humanos que transformam a entrada no amr em simples jogo leviano de viver. Ela está sozinha. O mar salgado não é sozinho porque é salgado e grande, e isso é uma realização. Nessa hora ela se conhece menos ainda do que conhece o mar. Sua coragem é a de , não se conhecendo, no entanto prosseguir. É fatal não se conhecer, e não se conhecer exige coragem.
Vai entrando. A água salgada é de um frio que lhe arrepia em ritual as pernas. Mas uma alegria fatal – a alegria é uma fatalidade – já a tomou, embora nem lhe ocorrera sorrir. Pelo contrário, está muito séria. O cheiro é de uma maresia tonteante que a desperta de seus mais adormecidos sonos seculares. E agora ela está alerta, mesmo sem pensar, como um caçador está alerta, mesmo sem pensar. A mulher é agora uma compacta e uma leve e uma aguda- e abre caminho na gelidez que, líquida, se opõe a ela, e no entanto a deixa entrar, como no amor em que a oposição pode ser um pedido.
O caminho lento aumenta as coragem secreta. E de repente ela se deixa cobrir pela primeira onda. O sal, o iodo, tudo líquido, deixam-na por uns instantes cega, toda escorrendo- espantada de pé, fertilizada.
Agora o frio se transformou em frígido. Avançando, ela sobre o mar pelo meio. Já não precisa da coragem, agora já é antiga no ritual. Abaixa a cabeça dentro do brilho do mar e retira uma cabeleira que sai escorrendo toda sobre os olhos salgados que ardem. Brinca com a mão na água, pausada, os cabelos ao sol quase imediatamente já estão endurecendo de sal. Com a concha das mãos faz o que sempre fez no mar, e com altivez dos que nunca darão explicação nem a eles mesmos: com a concha das mãos cheia de água, bebe em goles grandes, bons.
E era isso o que estava lhe faltando: o mar por dentro como o líquido espesso de um homem. Agora está toda igual a si mesma. A garganta alimentada se constringe com o sal, os olhos avermelham-se pelo sal secado pelo sol, as ondas suaves lhe batem e voltam pois ela é um anteparo compacto.
Mergulha de novo, de novo bebe mais água, agora sem sofreguidão pois não precisa mais. Ela é a amante que sabe que terá tudo de novo. O sol se abre mais e arrepia-a ao secá-la, ela mergulha de novo: está cada vez menos sôfrega e menos aguda. Agora sabe o que quer. Quer ficar de pé parada no mar. Assim fica pois. Como contra os costados de um navio, a água bate, volta, bate. A mulher não recebe transmissões. Não precisa de comunicação.
Depois caminha dentro da água de volta à praia. Não está caminhando sobre as águas- ah, nunca faria isso depois que há milênios já andaram sobre as águas- mas ninguém lhe tira isso: caminhar dentro das águas. Às vezes o mar lhe impõe resistência puxando-a com força para trás, mas então a proa da mulher avança um pouco mais dura e áspera.
E agora pisa na areia. Sabe que está brilhando de água , e sal e sol. Mesmo que o esqueça daqui a uns minutos, nunca poderá perder tudo isso. E sabe de algum modo obscuro que seus cabelos escorridos são de náufrago. Porque sabe – sabe que fez um perigo. Um perigo tão antigo quanto o ser humano.
Clarice Lispetor...quinta-feira, 13 de agosto de 2009
terça-feira, 28 de julho de 2009
ronronices...
Tiago Elídio...
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Mirror
today I looked at myself with your eyes. discovered
the soft curve of shoulders the tired round breasts which
want to sleep and slowly roll down in spite of themselves.
my legs unfolding offering infinitely up to
the limits absent from what is me and what beyond me
throbs in every leaf in every raindrop.
I saw myself as if through glass in your eyes
looking at me. I felt your hands on the warm tight
skin of my thighs and obeying your command
I stood naked before a huge mirror. and then
I covered your eyes not to see and not to feel
the loneliness of my body blossoming with you.
Halina Póswiatowska
bjos a Carol... por compartilhar... o poema e o espelho!
domingo, 19 de julho de 2009
Pequena Fábula
Franz Kafka... trad. de Modesto Carone...
quarta-feira, 15 de julho de 2009
feridas expostas...
Tiago Elídio...
pensamentos...
Aline Fonte
terça-feira, 7 de julho de 2009
coração...
Tiago Elídio...
segunda-feira, 6 de julho de 2009
carinho de primeira que veio na segunda...
segundas-feiras são dias chatos. vêm logo depois de finais de semana. e mesmo o final de semana sendo ruim, a segunda feira tende a ser pior. se formos fazer as contas, aposto q a maioria dos dias nublados do ano caem nas segundas-feiras. se formos reparar, a maioria dos emails não recebidos, são às segundas-feiras. enfim, e se mudássemos o nome de segunda-feira para primeira-feira? será que algo mudaria? e se transformassemos o sábado em dia de semana e a segunda em final de semana, será que isso resolveria?
Aline Fonte
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love u 2, Li!
Obrigado por ensolarar minha segunda! =)
Ti...