Este é o essencial e surpreendente testemunho do único deportado homossexual francês que contou a sua história.
Pierre Seel lembra-se da deportação nos campos nazistas, a tortura e a humilhação, depois o alistamento forçado... ― como alsaciano ― no exército alemão, o front do leste, a fuga e a captura pelos russos.
Lembra-se também do retorno da guerra: o muro de reprovação erguido diante dele, a homossexualidade inconfessável, a decisão de levar uma existência "como os outros", o casamento e a vida regrada.
O que foi preciso para que ele, em um belo dia de abril de 1982, escolhesse quebrar essa aparência e para que seu longo silêncio se transformasse em um longo combate pela verdade?
Nesse relato de uma vida desfeita, lemos a confissão pungente de um homem que queria, simplesmente, que a justiça fosse feita.
-------------------------------------------
"Eu, Pierre Seel, Deportado Homossexual"
Cassará Editora
Lançamento dia 22/03/2012, às 17h30
Livraria Travessa - Rua 7 de Setembro, 54, Centro
Rio de Janeiro - RJ
terça-feira, 20 de março de 2012
domingo, 4 de março de 2012
pouso forçado...
Foto:
Otavio
Ranzani...
voavam lindamente pelos céus... livres, leves, soltas, como dizem... em dado momento do voo, perceberam que estavam ficando sem combustível... precisavam fazer um pouso de emergência para reabastecer... na verdade, não estavam com muita vontade de aterrisar, mas não tiveram escolha... e como um bom casal monogâmico, desceram as duas juntas... a pista estava um pouco molhada e, por isso, desceram com cautela... mas não tiveram nenhum problema... além disso, o ambiente estava livre de outros seres indesejáveis... tão logo atingiram o sólo, dirigiram-se à fonte de água que estava ali próxima... uma bicadinha aqui, uma bicadinha ali... uma bicadinha em uma, uma bicadinha na outra, uma bicadinha de volta na água... um carinho em uma, um carinho na outra, um carinho na água... e assim sucessivamente até atingir o nível máximo de completude... depois, puseram-se a correr e alçaram voo... livres, leves, soltas...
Tiago Elídio...
Assinar:
Postagens (Atom)