terça-feira, 20 de maio de 2008

jogo da vida...

- você começa, então, Joãozinho... disse Maria empolgada pra começar o Jogo da Vida...
- 6!... hmm, vou por esse caminho, não quero passar pela universidade... falou João indiferente...
- minha vez!!... 4!!... eba, vou ser médica! 5 mil de salário!
- poxa, eu devia ter passado pela universidade, só vou ganhar mil...
- pois é, Joãozinho, agora já era, não dá pra voltar atrás... sua vez...
- 3... parada obrigatória... dia do casamento... mas eu não quero casar, diz João irritado...
- mas é a regra do jogo, você tem que casar... e pagar dinheiro ao banco pelas despesas... informou Maria...
- mas vou gastar todo meu salário com isso, que injustiça...
- ah, João, pára de reclamar... paga logo e casa de uma vez... eu tenho que te dar um tanto de dinheiro como presente mesmo, toma... minha vez agora... 3 de novo!!... "seu carro quebrou... pague 3 mil para o conserto"... poxa, como assim? esqueci de fazer o seguro... que raiva!!
- aí, tá vendo... depois fica falando de mim, disse Joãozinho... 5!... nossa, finalmente alguma coisa boa... ganhei 5 mil na loteria...
- pois é, fica aí reclamando à toa, disse Maria, sentindo-se injustiçada... 6!... parada obrigatória... casamento... eba! me dá dinheiro de presente aí, Joãozinho, porque casar sai caro mesmo... também não queria me casar agora ainda, não... mas, fazer o que né?
- é, não tem como escapar!... minha vez... 5! "parabéns! você teve trigêmeos!"... como assim?? não quero ter filhos!! ainda mais trigêmeos!! que jogo injusto esse!! e além do mais, "pague 10 mil pelas despesas"... vou à falência desse jeito...
- hahaha, é, quantos filhos... deus me livre... minha vez... 4! "sua casa pegou fogo, pague 50 mil se não tiver seguro"... ai, meu deus, eu não tenho nem seguro, muito menos 50 mil!!! e agora??
- ih, não sei, não, Maria, ve aí no manual do jogo...
- ah, é, o manual... ih, não to achando!... cadê?!... ah, aqui... vamos ver... "quando não tiver dinheiro suficiente, pegar emprestado do banco, devolvendo depois 50% a mais da quantia"... meu deus, que roubo... mas vou fazer o quê?!... não vou conseguir pagar isso nunca...
- pois é... ai, sabe de uma coisa, Maria? cansei desse Jogo da Vida... é muito complicado...
- é, também acho... vamos brincar de algo mais interessante, vai...

Tiago Elídio...

2 comentários:

Sérgio Roberto Sandes disse...

Fez-me lembrar de quando eu jogava esse jogo todos os dias.Jogo da vida e War! Adorava-os...
Bom, mas vamos ao que interessa:
fiquei pensando sobre o lance do dinheiro e de como as relações construídas ao redor do mesmo, são frívolas e desinteressantes...
Também pensei na questão de como a gente paga caro para "viver". Uma fortuna no final das contas...Cálculos e cálculos numa eterna roda-viva de pagar alí e pagar aculá.
Depois fechei meu pensamento com uma frase qu eli no Blog de um amigo: "Existe um mundo melhor, mas ele é muito caro"
Sendo assim, não vamos brincar de viver,nem viver para pagar.Vamos simplesmente incomodar...

"E tem o seguinte, meus senhores: não vamos enlouquecer, nem nos matar, nem desistir. Pelo contrario: vamos ficar ótimos e incomodar bastante ainda"(Caio Fernando Abreu)

Beijo e abração!
=]

Tia Zulmira disse...

adorei o texto : a forma e o conteúdo!hehe, como nos falamos, esse jogo da vida só vai ficando mais complicado a medida que agente joga, ou vive...a propósito você se lembra de alguma fase no jogo sobre :" você está recém-formado em um curso de humanas e não consegue bons empregos, fique 1 rodada sem jogar"?? se não, fica a sugestão pra Estrela!